
PALESTRA – Impactos da Judicialização nos Custos da Saúde – A visão do Consumidor

No dia 8 de Novembro, o advogado Rodrigo Araújo, sócio da Araújo, Conforti e Jonhsson – Advogados Associados, participou da 5ª edição do Health Costs Summit, para falar sobre os impactos da judialização nos custos da saúde.
A judicialização da saúde cresceu de forma muito acelerada nos últimos anos e se tornou um grande problema para o Sistema de Saúde Público e Privado, que gastam uma enorme quantia para cumprir as ordens judiciais para custeio de tratamentos médicos que os pacientes não conseguem obter de forma voluntária.
E, nos últimos anos, o paciente passou de vítima a vilão.
O mercado passou a interpretar que o paciente quer conseguir na Justiça aquilo que não teria direito. Não bastasse, ainda culpam o paciente por não ter consciência de que, ao conseguir um tratamento através de uma ação judicial, ele está desviando recursos que deveriam atender a toda uma coletividade.
Mas será que o problema é mesmo o paciente?
Ou será que o acesso a tratamentos médicos está cada vez mais difícil e o paciente tem sofrido com negativas de cobertura cada vez mais abusivas?
Convidado para palestrar na 5ª Edição do Health Costs Summit, um evento destinado a gestores da área da saúde pública e privada, o Dr. Rodrigo Araújo falou sobre os Impactos da Judicialização nos Custos da Saúde sob a perspectiva do consumidor.

