
Planos de saúde: reajuste retroativo assusta consumidores. Calculadora mostra o impacto para cada um

Jornal O Globo, 03/02/2021
O Jornal O Globo entrevistou o Dr. Rodrigo Araújo, sócio da Araújo e Jonhsson, para falar sobre o impacto da cobrança retroativa do reajuste dos planos de saúde.
Reajustes de mensalidades de planos de saúde este ano com o acréscimo do início da cobrança retroativa dos aumentos suspensos em 2020 por causa da pandemia resultaram num forte impacto no orçamento de muitas famílias.
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o reajuste acumulado aplicado neste início de ano chegou a 49,8%.
O impacto varia para cada consumidor, mas a calculadora do GLOBO estima a variação caso a caso.
Os planos de saúde pesaram no bolso este ano porque, entre setembro e dezembro de 2020, a cobrança dos reajustes anuais e dos aumentos por faixa etária foram suspensos por causa da pandemia. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou que os planos de saúde iniciassem, em janeiro, a cobrança retroativa, em parcelas, desses reajustes.
(…)
— Os consumidores estão enfrentando dificuldades para pagar o reajuste retroativo, e as empresas e usuários de planos individuais estão tentando mudar de cobertura. Os usuários estão muito endividados com redução de renda e fazendo sacrifício para se manterem adimplentes — destaca Teresa Liporace, diretora executiva do Idec.
(…)
Já Rodrigo Araújo, do escritório Araújo e Jonhsson, lembra que em 2020 as operadoras registraram aumento no número de beneficiários e tiveram redução de utilização dos serviços médicos, com adiamento de consultas, exames, cirurgias eletivas e ocupação de leitos de UTI:
— Foi um ano muito rentável para as operadoras. E agora o valor da mensalidade ficou muito acima da média e ninguém consegue pagar. Precisar haver fiscalização sobre o reajuste — avalia Araújo.
(…)
Leia a íntegra da reportagem no site do Jornal O Globo: https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/planos-de-saude-reajuste-retroativo-assusta-consumidores-calculadora-mostra-impacto-para-cada-um-24866681

