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Descredenciamentos em massa de planos de saúde aumentam espera por atendimento

17 de julho / 2016
Jornais e Revistas

Jornal Extra

17/07/2016

O descredenciamento de prestadores de serviço e o aumento do tempo de espera para conseguir agendar tratamentos médicos são sinais de alerta para o consumidor, afirma o advogado Rodrigo Araújo, sócio da ACJ Advocacia, em entrevista concedida para o Jornal Extra, do Rio de Janeiro.

Fonte: Jornal Extra – 17/07/2016

As carteirinhas dos planos de saúde não têm garantido a muitos usuários atendimento rápido e qualidade na marcação de consultas, na realização de exames e nas internações. A origem do problema, segundo entidades médicas, está nas dificuldades financeiras das operadoras e nos descredenciamentos em massa de profissionais, clínicas e hospitais. Por isso, o Sindicato dos Médicos ajuizou duas ações contra Bradesco e Amil, alegando que cerca de 500 médicos foram descredenciados apenas entre maio e junho.

As queixas de consumidores contra os convênios cresceram 11%, no primeiro semestre de 2016, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o portal Reclame Aqui.

— Um número reduzido de profissionais vem sendo contratado, mas com critérios de produtividade e limitação de pedidos de exames. Ao aumentar o número de pacientes e reduzir o de médicos, eleva-se o tempo de espera para marcação de exames e internação — disse Jorge Darze, presidente do Sindicato dos Médicos.

A Unimed-Rio, por sua vez, passou a descontar dos médicos 25% de todas as consultas e 35% dos exames realizados para quitar débitos com credores. A Casa de Saúde São José, no Humaitá, na Zona Sul do Rio, já anunciou que a partir de 3 de agosto deixará de atender os usuários do plano. Fontes do setor afirmam que a cooperativa atrasou pagamentos a clínicas e hospitais, mas que a negociação com a São José azedou quando a clínica exigiu um reajuste de 33% sobre os procedimentos.

— Sofro de hipertensão, e meu cardiologista saiu da rede. Além disso, minha filha precisa fazer um exame, e as principais redes de laboratórios da Tijuca e de Vila Isabel não estão atendendo clientes da Unimed — reclamou o técnico de informática Fábio Mourão, de 40 anos.

Para advogados, os consumidores devem ficar atentos.

Este é um sinal de alerta porque ninguém quer que a história da Unimed Paulistana se repita — observa o advogado Rodrigo Araújo, especialista em direito da saúde.

Por causa de descredenciamentos, a psicologa Fernanda Cuppolilo, de 33, utilizou as redes sociais para pedir indicações de médicos:

— Minha ginecologista saiu do plano, e liguei para cinco profissionais, mas eles também deixaram de atender.

Com dificuldades financeiras, a Unimed-Rio apresentou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um plano de recuperação em 36 meses.

Explicações

Unimed-Rio

A cooperativa informou que a rede de prestadores é móvel e sofre alterações de acordo com diversos fatores, como a estratégia da operadora, o dimensionamento da cobertura e a falta de acordo em negociações, entre outros. Ainda segundo a Unimed-Rio, qualquer mudança na rede credenciada é aprovada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e só é feita mediante a apresentação de um prestador substituto ou de suficiência da rede para o volume de atendimentos do prestador descredenciado. Em relação à Casa de Saúde São José, a cooperativa afirmou que mantém as negociações e tem uma perspectiva positiva em relação à manutenção da parceria. Sobre a redução dos valores pagos aos médicos, a Unimed-Rio declarou que o desconto sobre a produção tem como objetivo ajudar em sua recuperação econômico-financeira, atendendo a uma orientação da ANS. A medida consta do Programa de Saneamento entregue pela cooperativa à agência reguladora.

Bradesco

A Bradesco Saúde informou que desconhece a ação judicial e que segue as normas de conduta estipuladas pela legislação e pela ANS. O plano de saúde afirmou que conta com uma rede composta por cerca de 90 mil médicos, que atendem em consultórios e clínicas, além de 2.400 hospitais e 10.800 serviços de imagem e análises laboratoriais. A empresa declarou, ainda, que seus clientes contam com uma central de atendimento 24 horas, sete dias por semana, pelos números 4004-2700 e 0800-701-2700.

Amil

A empresa afirmou que, até o momento, não foi citada na ação civil pública do Sindicato dos Médicos. A operadora declarou que respeita as condições contratuais, e que as alterações em sua rede credenciada seguem as diretrizes estabelecidas pela ANS, inclusive em relação à substituição de prestadores e à comunicação de mudanças no atendimento. A Amil argumentou, também, que as alterações relacionadas ao credenciamento de médicos são necessárias para manter o equilíbrio da rede, de acordo com a localização geográfica, e que não adota restrições em relação à prática médica.

Casa de Saúde São José

A clínica confirmou que, a partir do dia 3 de agosto, não atenderá mais os usuários da cooperativa médica Unimed-Rio. O hospital ressaltou que o atendimento para os pacientes internados não será afetado, assim como a realização de procedimentos cirúrgicos já agendados. A casa de saúde declarou, ainda, que a medida foi motivada por decisões gerenciais internas, relacionadas às negociações com a cooperativa, e está em conformidade com as normas da ANS.

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