São Paulo (11) 2500
CLIQUE
3029
Ligar
Contato

ANS regula venda on-line de planos de saúde

19 de novembro / 2016
Jornais e Revistas

Jornal Correio Braziliense

18/11/2016

ANS regulamentou a venda online de planos de saúde. Em entrevista concedida para o Jornal Correio Braziliense, o advogado Rodrigo Araújo, sócio da ACJ Advogados, explicou que, mesmo com a regulamentação, consumidor continua não sendo bem informado sobre os diferentes produtos disponíveis para contratação.

Jornal Correio Braziliense – 18/11/2016

A venda já era permitida antes da resolução, que visa aumentar a segurança para os consumidores, de acordo com Federação Nacional de Saúde Suplementar.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) regulamentou a venda de planos de saúde por meio de plataformas digitais, como portais de internet e aplicativos disponíveis para smartphones. As operadoras têm que seguir as mesmas normas quanto à divulgação de informações sobre os produtos disponíveis e aos documentos necessários para a contratação.

A venda já era permitida antes da resolução, que visa aumentar a segurança para os consumidores, de acordo com Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde). “O conteúdo disponibilizado na internet aumenta o conhecimento sobre os serviços oferecidos e dá maior poder de escolha aos consumidores”, disse Solange Beatriz Palheiro Mendes, presidente da entidade.

O advogado Rodrigo Araújo, porém, acredita que os consumidores terão menos informações. “É necessário um sistema que permita ao cliente entender todas as opções. Hoje, mesmo com a intermediação de um corretor, muitos contratam planos que não são o que precisam, por falta de conhecimento, e talvez isso piore no meio on-line”, alertou.

A Resolução Normativa nº 413/2016 determina que todos os manuais obrigatórios na contratação presencial devem estar disponíveis para impressão ou download. A venda online é facultativa e não substitui a presencial. As empresas têm 25 dias para concluir a contratação. Os documentos poderão ser assinados por certificação digital, login e senha após cadastro, identificação biométrica ou assinatura eletrônica certificada. O contratante poderá rescindir o contrato em até sete dias, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2016/11/18/internas_economia,557668/ans-regula-venda-on-line-de-planos-de-saude.shtml

Deixe o seu Comentário
Compartilhe
Rodrigo Araújo
Ver Perfil Entrevistas Fale com o Advogado
Comentar
Deixe seu Comentário
Preencha corretamente todos os campos
Restam 500 caracteres
Busca
Arquivos
Rodrigo Araújo
Advocacia especializada em Direito à Saúde
Redes Sociais
Endereço
São Paulo/SP
Av. Paulista, 37 - 4º Andar,
Paraíso
Ver Mapa